Começa Campanha Nacional de Vacinação nesta segunda-feira (23)

0
2

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A primeira etapa é destinada a idosos e trabalhadores da área da saúde. Ainda serão realizados mais dois momentos para públicos diferentes, com objetivo de alcançar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. 

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. 

A vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

:: Saiba onde encontrar informações verdadeiras e oficiais sobre o coronavírus ::

A segunda etapa da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase começa no dia 9 de maio

Algumas fake news circulam a respeito da campanha de vacinação este ano. É mentira que que o público mais idoso não deve ir se vacinar. E também é mentira que a vacina contra a gripe pode deixar a pessoa mais vulnerável ao coronavírus.

:: Isolamento e ansiedade: como adaptar a rotina durante o período de quarentena ::

Este ano, a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. 

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui