Listamos os tipos de energia renovável: compreenda

0
30

Energia eólica continua crescendo no mundo

Antes de falarmos diretamente da energia eólica, vamos começar explicando quais os tipos de energia consideradas renováveis: são aquelas consideradas limpas, não poluentes e originadas de recursos naturais como vento, sol, água, biomassa e outras. No Brasil, as fontes renováveis representam mais de 80% de toda a eletricidade que usamos em nossas casas e empresas. Vamos conhecê-las um pouco mais?

Hídrica ou hidroeletricidade;

Energia Solar;

Energia Eólica;

Energia das Ondas;

Energia das Marés.

De acordo com o empreendedor Ricardo Delneri, um dos precursores da geração eólica e solar no Brasil e um dos fundadores da Renova Energia, a energia renovável é uma das grandes responsáveis pela redução de gases poluentes em nosso planeta. Um dos grandes destaques entre as fontes renováveis está a eólica, ou seja, aquela produzida pelo vento. No segmento eólico existem duas modalidades, a onshore (quando os aerogeradores são instalados na terra) e a offshore (quando os aerogeradores são instalados na água, no mar).

Segundo dados do Conselho Global de Energia Elétrica (GWEC) em seu relatório Global Wind Report, o mundo tem atualmente mais de 60 gigawatts de capacidade de energia eólica nova em 2019, o segundo maior recorde histórico, que representa um aumento de 19% em relação às instalações em 2018. O relatório do GWEC revela que a capacidade total de energia eólica mundialmente é superior a 651 gigawatts, que equivale a um aumento de 10% em relação a 2018, sendo que a China e os Estados Unidos continuam sendo os maiores mercados eólicos do mundo. Os dois juntos representam mais de 60% da nova capacidade em 2010.

O mesmo documento também mostra que a energia eólica offshore tem registrado crescimento  e em 2019 foram instalados 6.1 gigawatts, em todo o mundo, representando uma participação recorde de 10% na matriz de energia do planeta.

No Brasil a indústria eólica gera 15,6 megawatts de capacidade instalada, produzidos por 624 parques eólicos que juntos representam 7.621 aerogeradores em 12 estados do País. “No total foram gerados 55,9 Terawatt-hora que é energia suficiente para abastecer 29,5 milhões de casas ou 88,5 milhões de pessoas que puderam usufruir de todos as facilidades trazidas pela eletricidade”, afirma Ricardo Delneri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui