Prever PIB vai ser igual prever câmbio, diz secretário de Política Econômica

0
2

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o setor público “não tem tanta liberdade” para ficar revisando projeções de Produto Interno Bruto (PIB) com a mesma frequência dos analistas do mercado financeiro, porque as estimativas do governo são usadas como referência para o Orçamento. A atual projeção do governo para o PIB de 2020 é de expansão de 0,02%.

Sachsida, no entanto, que participou de conferência promovida pela Necton Investimentos, ressaltou que a incerteza resultante da crise do coronavírus dificultou a realização de estimativas para o desempenho da economia.

“Prever o PIB em 2020 será como prever o câmbio”, brincou o secretário, em referência à dificuldade que historicamente os economistas têm para acertar o nível do câmbio.

O secretário comentou ainda possíveis medidas para o sistema financeiro.

Ele ressaltou que o Banco Central (BC) tem cuidado bem disso, mas disse que a Secretária de Política Econômica tem uma área para o mercado financeiro na qual algumas medidas podem ser trabalhadas. “Temos entraves para fundos de pensão, seguradoras e mercados de capitais que podem ser melhorados”, afirmou.

Aprendizados em tempos de crise: uma série especial do Stock Pickers com as lições dos principais nomes do mercado de ações. Assista – é de graça!

The post Prever PIB vai ser igual prever câmbio, diz secretário de Política Econômica appeared first on InfoMoney.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui