Professora aposentada faz campanha e arrecada celulares para doar a alunos de escolas públicas

Maria do Carmo Catunda ficou sabendo de história de família que fez rodízio de celulares e se sensibilizou. Ela e amigas buscam parceria para consertar aparelhos. Professora aposentada arrecada celulares e computadores para alunos de escolas públicas
O drama de uma mãe que teve que criar um rodízio para que os dois filhos pudessem acompanhar as aulas remotas durante a pandemia comoveu a professora aposentada Maria do Carmo Catunda. Com cinco amigas, Mima, como é conhecida, começou uma campanha para arrecadar celulares, computadores e tablets quebrados, consertar e doar para alunos de escolas públicas de Pernambuco que não tivessem condições de comprar. (veja o vídeo acima).
Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco
Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: confira perguntas e respostas
Tudo começou quando uma professora contou à Mima que recebeu a ligação da mãe de um aluno, que estava muito angustiada, pois o filho queria assistir aula e não tinha como.
“A família só tem um celular e ela fez um rodízio. Como ele tem um irmão, um dia era dele, o outro era do irmão”, disse Maria do Carmo.
Já que a criança chorava muito, a mãe ligou pra professora, dizendo que o filho não participaria da aula porque não era o dia dele. “Eu não estou em sala de aula, mas eu estive, tenho amigas que estão, e a gente sabe o quanto está sendo dolorosa essa situação”, completou.
Foi então que a professora aposentada criou o grupo “amigas do conhecimento”, com mais cinco pessoas, para ir em busca de doações. A ideia é que crianças, adolescentes e jovens não fiquem sem estudar.
A pedagoga Pollyana Arruda, que também integra o grupo, afirma que as diferentes realidades dos alunos sensibilizaram o grupo.
“Saber que, em pleno século XXI, com tantos meios de comunicação, estudantes não estão assistindo a aulas por não terem um aparelho de celular ou terem que fazer rodízio com irmãos, nos uniu”.
O grupo já começou a receber doações de celulares, tablets e notebooks. Agora elas precisa de parceiros que ajudem a consertar os equipamentos para que eles cheguem funcionando na mão dos estudantes.
“Temos duas lojinhas parceiras, mas elas são pequenas e não conseguem dar suporte a tantos equipamentos”, afirma Maria do Carmo.
Mima está ansiosa para conseguir ajudar o maior número de estudantes que puder e acredita que a iniciativa ainda pode trazer outros resultados positivos.
“A gente espera que a campanha seja ampliada para a arrecadação de celulares e equipamentos novos”, diz. “Ter esperança e confiar na ciência e na educação é que vai, de fato, fazer diferença para a toda a humanidade”, completa a professora.
Pernambuco registra 26 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas
Covid-19 em Pernambuco
Com a confirmação de 1.031 novos casos e de 26 óbitos por Covid-19 nesta sexta-feira (4), Pernambuco passa a totalizar 131.230 pacientes e 7.645 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Os números são contabilizados desde março, quando foram registrados os primeiros casos da doença no estado (veja vídeo acima).
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui