A automatização de processos na construção de acordo com Josué Eraldo da Silva

Para automatizar processos, é preciso entender que essa automatização possui resultados amplos e eficazes. Para Josué Eraldo da Silva, gestor da Jacitara, é muito importante garantir que sua implantação seja feita de maneira estruturada e de acordo com as diretrizes de uma determinada empresa.

Trata-se de uma mudança bem planejada, que atende diferentes necessidades ao longo de um projeto para o seu negócio. Primeiramente, é preciso avaliar quais processos podem se tornar automáticos e quais são os pontos mais importantes a considerar.

Após, entenda a importância da definição dos recursos e a solução de automatização necessária a atender. Do ponto de vista do setor de Compras, é interessante que a solução forneça uma boa base de fornecedores ou a realização do processo de aquisição de maneira mais ágil. Assim, toda a operação será otimizada e ajudará a evitar que haja desperdício de recursos.

Outro adendo da importância dessa otimização, está sobre o mapeamento dos processos. É importante que se mapeie os processos para que entenda quais podem ser automatizados e como isso será realizado.

É preciso ter a compreensão do fluxo de trabalho, isso porque ela é responsável por mostrar quais são as aberturas produtivas e quais são as etapas com mais impacto no resultado final.

Além disso, o mapeamento de processos é que ele permite compreender quais são as etapas sequenciais para a automatização. Em um processo de compras, por exemplo, é preciso levar em consideração etapas como a cotação, a negociação com fornecedores e o fechamento da compra.

É importante realizar a seleção adequada?

Ao selecionar a solução correta, é preciso que se obtenha sucesso em todo o processo de automatização. Sem essa etapa, há comprometimentos tanto em relação à eficiência como também em relação a questões como segurança e compliance.

Diante disso, é muito importante fazer uma escolha acertada e que tenha a ver com as prioridades do seu negócio. É necessário, por exemplo, identificar se a empresa tem uma boa atuação no mercado e qual é o nível de qualidade oferecido pela sua solução.

Segundo Josué Eraldo da Silva, essa é uma ideia para entrar em contato com quem já utiliza o serviço para se assegurar sobre a capacidade de a companhia atender a todos os requisitos necessários para a sua organização.

Com isso, é essencial que a solução esteja adequada ao investimento que será realizado, ao mesmo tempo em que é fundamental não se basear apenas no preço para a contratação.

Por fim, de acordo com Josué Eraldo da Silva, é primordial realizar o acompanhamento dos objetivos mais essenciais em relação a essa mudança e faça alterações conforme o processo se desenrolar. Isso pode ajudar a assegurar que a automatização esteja seja sempre relevante e proporcione os resultados almejados.